sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Touro (astrologia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Touro (ou Tauro)
21 de Abril a 21 de Maio

Elemento Qualidade Polaridade
Terra Fixo Feminino
Planeta regente
Vênus
Exílio Exaltação Queda
Plutão Lua Urano
Anatomia
Pescoço, garganta
Palavra-chave Casa natural
Realização Casa II
Signo
Anterior Oposto Posterior
Áries Escorpião Gêmeos
Características
Positivas Negativas
Amável
Paciente
Determinado Possessivo
Preguiçoso
Obstinado
Touro ou Tauro é o segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries e Gêmeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma com Virgem e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Leão, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os taurinos são as pessoas nascidas entre 21 de Abril e 21 de Maio.

Osíris era deus dos mortos do Egito e aparecia com uma cabeça de touro. No Egito, quando o touro sagrado morria, colocavam-lhe um disco de ouro entre os chifres (símbolo do sol, a força da vida) e era pranteado e mumificado.

O voltear dos toureiros de hoje, entre os chifres do touro, lembra a dança em honra ao animal. Zeus se apaixonou por Europa, que brincava na praia. Transformou-se num belo touro branco e aproximou-se ajoelhando-se aos pés dela. Europa não resistiu e trepou em cima do touro, que a transportou pelo mar até a Ilha de Creta, onde a fecundou. Na constelação de Touro só aparece a sua parte dianteira, porque o resto ficou submerso no mar.

Mais tarde, em Creta, Europa deu à luz ao futuro rei Minos; como rei tinha um belo rebanho de touros dedicados a Poseidon e disse-lhe que se o deus o fizesse rei dos Mares – símbolo da conquista marítima – ele lhe daria seu animal mais belo. Então Creta floresceu, tornando-se uma ilha forte, mas Minos era avarento e cobiçoso, não queria se desfazer daquilo que possuía e menos ainda, das melhores. Por isso resolveu enganar Poseidon oferecendo-lhe um touro de segunda categoria. Poseidon se aborreceu e pediu ajuda a Afrodite para vingar-se.

Minos era casado com Pasifae e sua mulher apaixonou-se por um belo touro branco. Pasifae pediu ajuda a Dédalo, um arquiteto que vivia na corte, patrocinado pelo rei. Dédalo vendeu-se, colaborando contra seu benfeitor em troca de bens materiais, construindo uma espécie de vaca para Pasifae se disfarçar e poder se unir ao touro. Dessa união nasceu o Minotauro, um monstro metade homem, metade touro.

O Minotauro representa o ser humano consumido pelos seus desejos e o conflito entre o lado humano e o bestial, existente em todos nós. O monstro precisava ser preso e o rei mandou Dédalo construir-lhe uma prisão: o labirinto.

O labirinto foi, na verdade, um palácio complicado na Ilha de Creta, a fim de que não fosse invadido e, também, um mosaico desenhado no chão onde se dançava em honra dos deuses da fertilidade. Até hoje, ambos existem em Creta. Então, o Minotauro, preso no labirinto, exigia carne humana de atenienses, para comer de 9 em 9 anos. Representa o homem obcecado pelo seu apetite devorador e que nada lhe contém.

Teseu, herdeiro do trono de Atenas, resolve ir dominar o Minotauro. Encontra Ariadne, filha do rei Minos que se apaixona pelo herói, e dá-lhe um novelo de linha, a fim de que pudesse entrar no labirinto sem se perder.

O novelo simboliza um plano e um propósito que os taurinos devem ter para não entrarem cegamente numa empreitada de longo alcance. O labirinto é o emaranhado de desejos e sensações físicas e materiais do ser humano. Teseu mata o Minotauro e volta para sua terra, abandonando Ariadne. Minos fica furioso e prende Dédalo dentro do labirinto criado por ele, significando isso o artista aprisionado pela sua obra porque fez concessões, criando conforme a exigência do seu patrocinador e sacrificando a independência da sua criatividade.


[editar] Perfil astrológico
Touro corresponde a plantar e criar raízes para se fixar, criando uma base sólida e estável na terra. Touro precisa extrair, possuir, acumular e conservar. Por isso, é o signo das posses e dos valores. Se você é taurino, identifica-se com assuntos relacionados às necessidades materiais e práticas da vida, que ofereçam estabilidade e segurança - tanto emocional como material. Tem bom-senso para lidar com valores, recursos e bens materiais, sejam pessoais ou de outros. Você valoriza qualidade de vida, conforto, beleza e prazeres como morar bem, ter boa aparência e farta alimentação. Para atingir seus objetivos possui muita capacidade de trabalho, preservação, paciência, perseverança. Interessam-lhe atividades ligadas à terra, à natureza, à estética e às artes. É talentoso para lidar com a matéria, o dinheiro, a terra, os alimentos, a forma, o concreto. Você tende ao ceticismo: dá valor às aparências, necessita ter provas e certezas de tudo e escolhe sempre o tangível, o palpável, o mensurável. Deve atentar para não desenvolver apatia, preguiça, gula, dependência, possessividade. Seus desafios são combater o pessimismo, a inércia, o conservadorismo e o apego à matéria. Prefere sempre o caminho mais seguro e precisa equilibrar certa tendência à inércia e à acomodação. Dão bons conselhos e têm um grande ombro para chorar.Seduzem de uma maneira lenta e sensual.Touro é o signo mais sensual do Zodíaco e não curte muito mudanças em sua vida. As pessoas do signo Touro não se irritam facilmente, mas quando o fazem, é melhor afastarmo-nos.Ficam ressentidos por muito tempo. Na parte do amor os tourinhos têm a necessidade para amar e proteger, do tipo casamenteiro. Olham-nos de alto a baixo no momento em que nos conhecem e são bastante sexuais. Nunca têm receio de dizer "Amo-te". Adoram enroscar-se entre muitas pessoas. Por vezes dão demasiado amor carinho e esquecem-se de receber. Não os engane, porque são extremamente possessivos e impiedosos quando são traídos. O típico taurino é muito amavél, amoroso, generoso e leal com quem ama. Dá muito valor aos seus amigos e, de vez em quando, precisa parar de pensar por um tempo para se situar e voltar em sua rotina. É um signo fixo, odeia mudanças e é ciumento com quem ama.

Associações
Elemento Terra
Regente Vênus
Metal Cobre
Pedras Esmeralda ; Safira
Perfume Almíscar
Plantas Rosa ; Violeta ; Couve ; Maciera ; Cipestre
Animais Boi ; Urso
Países Irlanda ; Suíça ; Irã
Cores Rosa ; Verde claro
Personagem Tia Nastácia , de Monteiro Lobato
Orgão Pescoço e garganta
Dia Sexta-feira
Verbo "Eu tenho"
Atrações Libra ; Escorpião ; Capricórnio


[editar] Touro e Oxum
Na umbanda, Oxum rege TOURO e LIBRA. É orixá da fertilidade e da riqueza, símbolo também da sexualidade e por isso mesmo está associado ao signo de Touro. É ainda vaidoso, diplomata, tem muita ambição social, o que o aproxima das características impressas pelo signo de Libra. Corresponde a Vênus. É associada a diversas Nossas Senhoras.


[editar] Ligações externas
Touro Orixá Regente
Mistérios Antigos (Touro)
Brasil Online - Astrologia (Touro)
O Pátio - @stro (Touro)
apaixona-te.com (Touro)
Astro - primeiros passos em astrologia: Touro



Este artigo é um esboço sobre esoterismo ou ocultismo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




[Esconder]v • d • e • h
Zodíaco Ocidental
Elementos Fogo • Terra • Ar • Água
Qualidades Cardinal • Fixo • Mutável
Signos Carneiro/Áries • Touro • Gémeos/Gêmeos • Caranguejo/Câncer • Leão • Virgem • Balança/Libra • Escorpião • Sagitário • Capricórnio • Aquário • Peixes

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Touro_(astrologia)"
Categorias: Astrologia | Mitologia grega | Mitologia egípcia
Categoria oculta: !Esboços sobre esoterismo

Nenhum comentário: