sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A lei do Universo de Confúcio

O conceito de mutação, ou a lei que rege o universo é a idéia básica do I Ching. Essa lei era chamada de TAO ( o caminho, o curso dos acontecimentos) e se manifestava através do "Grande Princípio Primordial" (Tai Chi), cuja representação é um círculo dividido em luz e escuridão, o Yang e o Yin. Segundo algumas teorias o princípio do Yin e do Yang originou-se entre os magos ocultistas, chamados de Fang-Shih.
O Antigo estudioso Fung-Yu-Yan, no seu livro A História da Filosofia Chinesa, fala sobre as "seis classes de artes ocultas" e estabelece que a primeira classe pertence à Astrologia, sobre a qual diz: (...) serve para dispor de modo ordenado as vinte e oito constelações e para observar as progressões dos cinco planetas, o Sol e da Lua e assim poder perceber as manifestações da fortuna e do infortúnio.
A segunda classe se ocupa dos almanaques. "Os almanaques servem para dispor de modo ordenado as quatro estações, determinar o tempo dos equinócios e dos sulstícios, assinalar concordância dos períodos do Sol, da Lua e dos cinco planetas e assim poder prever as condições de frio e de calor, de vida e de morte. Através dessa arte as dores da desventura e as alegrias da maturidade são evidenciados.
A terceira classe trata dos Cinco elementos..........
A quarta classe trata da advinhação por meio das omoplatas do boi e do casco da tartaruga................
Os cinco elementos são princípios dinâmicos que estão em constante interação.(hsing em chines significa agir)

Nota: este texto serve como fonte histórica somente. (Livro das Mutações)

Nenhum comentário: