quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A história da Plataforma de Calçados..............

Desde a Idade Antiga, por volta de 2200 A.C, durante a dinastia de "Hsi", os chineses já se calçavam com chinelos, tamancos e sandálias feitos com tecidos nobres, sedas e shantung, adornados com lindos bordados.
Como os pisos eram de terra e tijolos, era comum eles usarem plataformas de madeiras para protegerem os pés de terrenos molhados, cheios de lama.
Depois dos chineses, foram os japoneses, durante seu primeiro reinado com o Imperador Jinnu Ienno, em 660 A.C., que fizeram uso da plataforma em sandálias de dedo e outros calçados.
As plataformas mais famosas foram de Veneza. Fizeram moda durante o Renascimento. As ruas sem pavimentação se alagavam e as damas naquela cidade protegiam seus longos vestidos e pés molhados com o uso de elevadas plataformas chamadas "chopinês".
No século 18, as plataformas reapareceram em quase todos os países da Europa. A partir de 1950, com seu relançamento por Ferragamo, as plataformas se tornaram artigos de moda e se repetiram a cada década, em todo o mundo.
Em meados dos anos 70, houve tentativa para o uso de plataformas masculinas, sem sucesso. Na atualidade, as plataformas continuam ditando moda e tornando a beleza feminina mais evidente e elegante.24/05/2008.

Nenhum comentário: