segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Esquema da História do Tamanco.................

O esquema da História do TAMANCO surgiu devido há um caso ocorrido em minha família sobre um tio Paterno que devido há uma doença no pé usava um pé de tamanco e outro de bota preta. Ele usava no pé direito um pé de Tamanco, que na época dele era costume usar como chinelo. Mas isso era uma história que iria contar posteriormente. No início decidí usar a forma do triangulo quadrado e círculo no papel. Recortei e decidi mostrar ao grupo que daí surgiria naturalmente a história do TAMANCO. Teria dias para me ocupar e ocupar o grupo. Para mim já estava elaborado que seria um TAMANCO, mas queria que eles entrassem na brincadeira. Atravessei a rua e fui levar a minha novidade para o grupo. Aproveitei que tinha pouco movimento para desenvolver a atividade de participar com eles de uma história e assim chamar a atenção deles. Levei o papel recortado. Tinha 3 pessoas no grupo aquele dia. Para o primeiro perguntei o que significava aquela figura dei para ele olhar. Ele como era bagaceira de plantão foi logo dizendo que era um pênis. Para o segundo que era conservador tive que dobrar o papel e explicar para ele que poderia ser um avião, ele concordou que podia ser. O terceiro q levava as notícias quentes para o grupo já tava cheio da minha intervenção, também fiz ele entrar na brincadeira mostrei a figura ameaçadoramente. E perguntei para ele o que representava para ele aquela figura, ele me respondeu meio como quem não gostou que era um revólver. E logo se mandou. Fiquei conversando com os dois que sobraram. Para os dois falei que na minha opinião era um TAMANCO. E logo ficamos conversando com o conservador que no tempo dele era costume usar como chinelo. Que cuidavam o tal de tamanco usando cebo de boi para conservar, que era usado nas missas da colônia e que quando eram crianças adoravam entrar no salão da igreja que era construída toda de madeira , que os tamancos faziam um barulho medonho e o padre perdia as estribeiras com a barulheira que as crianças faziam, foi um dia bem proveitoso para o velho que assim passou a tarde falando sobre o uso do tamanco na sua mocidade. Tinha conquistado uma amigo das minhas vizinhanças
Nos outros dias que passaram pesquisei na Internet sobre o tamanco. Fui com outros materiais sobre o tamanco e nem precisava perguntar das novidades o velho ja falava sobre o tamanco. Descobri que o tamanco era feito de uma madeira especial. Era feito de çoita-cavalo que durava uns 30 anos. Essa era a razão da mentira que o Velho Gentil usava um pé direito de tamanco e o pé esquerdo de Bota. Contei que conhecí o velho Gentil Pires num casamento para fora numa fazenda devia ter uns 7 anos mais ou menos. Me lembro do velho usando o tamanco e a bota. Ja que o velho tinha um problema no pé direito. Tinha ciencia na coisa pois o termo de como significa TAMANCO quer dizer que a pessoa está manca. Teria uma história para toda a tarde. O velho meu vizinho começou a se divertir. E até hoje ainda continuo contando histórias para o velho que se tornou meu amigo. Os outros se dispersaram da esquina.

Nenhum comentário: