segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

imagem mental como intuição

O triangulo quadrado e círculo surgiu como uma intuição. Sou aposentado e costumava observar de minha casa o movimento de um grupo que se reunia durante a semana para bater papo e observar o movimento. Tinha dificuldade de me introsar com eles. Moro numa esquina, do outro lado tinha um depósito neste local os desocupados se reuniam a maioria de aposentados. Como não conseguia me introsar elaborei um plano para chamar a atenção do grupo. Com a minha observação notei que um deles tinha um dom de observar o movimento da rua, e escutava as conversas dos que chegavam, o segundo atendia o movimento da coisa. O terceiro levava as novidades da semana através das notícias do jornal. Quando eu chegava no local que tinha pouco movimento o dono estava sempre com cara de sono, todos ficavam quieto nunca tinham novidades. Mas quando observava da minha casa era uma gargalhada só. Programava alguns dias para ir lá. Geralmente era nos dias de notícias. Tentava puxar algum assunto e não eram muito de conversa. Tinha me dado uns problemas com o stress e ninguém me dava bola. O jornal circulava de mão em mão, mas o grupo nunca tinha novidades.
Aí que surgiu a idéia de me aproximar do grupo e puxar assunto sobre o que eles gostavam de conversar. Um era do tempo antigo, conservador, os demais gostavam era de uma lambança. [ ] Com o papel na mão me surgiu a idéia. [ . ] = Ação, ou seja, papel=lápis=pé. Com o pé risquei no papel os traços marcantes do pé, que nada mais são do que um triângulo a extenção dos dedos que são projetados para a frente dando a impressão de um triângulo oculto.......... O pé propriamente dito[1 ] estava sobre o papel ou seja no quadrado [ ]. Foi fácil perceber a presença de Deus naquilo. O triângulo estava representando o sentido Norte-Sul. A parte de trás do pé era representada pelo círculo. O pé possui a forma de uma semente. O Brasil como nação nasceu sobre a regência dos pés. A população que vive neste país nascem com os pés apoiados no chão.

Um comentário:

triangulo,quadrado,circulo disse...

GESTALT a psicologia da forma

A psicologia da GESTALT é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores preocupam-se em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.
GESTALT é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia. ( ver a evolução da ciência Psicológica).
A GESTALT é uma tendência teórica ligada à Filosofia.
Os fenômenos deste tipo encontram sua explicação naquilo que os psicólogos da GESTALT descrevem como a lei básica da percepção visual.
"qualquer padrão de estímulo tende a ser visto de tal modo que a estrutura resultante é tão simples quanto as condições dadas permitem".
R.Arnheim, Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora, p 44-47.
O objeto que objetivamos compreender deve ser apresentado em aspectos básicos, que permitam a sua decodificação, ou seja, a percepção da boa-forma.
Livro Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.